O ensino de um gênero textual oral e a elaboração de uma ferramenta didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p43

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Comunicação oral, Capacidades de linguagem, Sequência didática, Gestos didáticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa de doutorado cuja finalidade foi elaborar uma ferramenta didática para o ensino do gênero comunicação oral em eventos científicos, compreendendo o seu trabalho e as implicações deste para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos, contribuindo, desta forma, para o letramento acadêmico desses discentes. Os aportes teóricos que orientaram esse trabalho apoiam-se na perspectiva teórico metodológica do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008a, 2008b, 2009, 2013; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; MACHADO; ABREU-TARDELLI; CRISTOVÃO, 2009), nos estudos de didáticas das línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), na metodologia da engenharia didática (DOLZ, 2016) e nos conceitos de gestos didáticos (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009). Os resultados obtidos, de um ponto de vista macro, ajudaram, especialmente, apreender o funcionamento da sequência de ensino, analisada, assim, pela perspectiva do objeto de ensino e dos objetos efetivamente ensinados, revelando particularidades implícitas às práticas do professor.  Nesse processo, a pesquisa se constituiu, de maneira dialética, validando a importância de o sistema didático de ensino estar sustentado no professor, aluno e no objeto do conhecimento, no caso desta pesquisa, o gênero “a comunicação oral em eventos científicos”.

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Biografia do Autor

Luzia Bueno, Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

Professora Dr.ª do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

Juliana Bacan Zani, Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

BUENO, L.; BACAN ZANI, J. O ensino de um gênero textual oral e a elaboração de uma ferramenta didática. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37033. Acesso em: 17 abr. 2024.