O ensino de um gênero textual oral e a elaboração de uma ferramenta didática

Luzia Bueno, Juliana Bacan Zani

Resumo


: Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa de doutorado cuja finalidade foi elaborar uma ferramenta didática para o ensino do gênero comunicação oral em eventos científicos, compreendendo o seu trabalho e as implicações deste para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos, contribuindo, desta forma, para o letramento acadêmico desses discentes. Os aportes teóricos que orientaram esse trabalho apoiam-se na perspectiva teórico metodológica do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008a, 2008b, 2009, 2013; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; MACHADO; ABREU-TARDELLI; CRISTOVÃO, 2009), nos estudos de didáticas das línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), na metodologia da engenharia didática (DOLZ, 2016) e nos conceitos de gestos didáticos (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009). Os resultados obtidos, de um ponto de vista macro, ajudaram, especialmente, apreender o funcionamento da sequência de ensino, analisada, assim, pela perspectiva do objeto de ensino e dos objetos efetivamente ensinados, revelando particularidades implícitas às práticas do professor.  Nesse processo, a pesquisa se constituiu, de maneira dialética, validando a importância de o sistema didático de ensino estar sustentado no professor, aluno e no objeto do conhecimento, no caso desta pesquisa, o gênero “a comunicação oral em eventos científicos”.


Palavras-chave


Gêneros textuais. Comunicação oral. Capacidades de linguagem. Sequência didática. Gestos didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p43

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional