“É o que está acontecendo“: proposição didática para o desenvolvimento do letramento em língua estrangeira a partir do gênero tweet

Aldimeres Ferraz da Silva, Ticiane Rafaela de Andrade Moreno

Resumo


Desenvolvemos esta proposta didática para o ensino de línguas estrangeiras, destinada ao Ensino Médio, visando formar alunos autores críticos e reflexivos na cibercultura. Para tanto, utilizamos como cunho teórico-metodológico a Pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000; ROJO, 2012), buscando desenvolver o letramento digital, crítico, colaborativo e multissemiótico, a partir do processo de escrita colaborativa (ALLEN et al, 1997; MARCHIORI, GREEF, 2014; LOWRY, CURTIS, LORWY, 2004) e do estudo do gênero textual tweet (SILVA, 2013). De modo geral, desejamos que este trabalho possa contribuir com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira na educação pública brasileira e, sobretudo, se constitua como caminho didático-metodológico a ser percorrido e lapidado no dia a dia das salas de aula, em prol da formação de alunos críticos e humanamente envolvidos na sociedade tecnológica contemporânea.

Palavras-chave


Ensino de línguas estrangeiras; Letramento digital; Escrita colaborativa; Gênero tweet.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p163

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional