Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula

Bruna Carolini Barbosa, Monique Susan Morara Lavisio, Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk

Resumo


Os avanços trazidos pela tecnologia têm ocasionado o emergir de novos gêneros pautados em novos suportes. Sendo o infográfico web um novo gênero emergido dessa ascensão multimodal, procuramos propor aos docentes uma nova ferramenta para o ensino de leitura. Ao considerar a circulação de infográficos web em exames nacionais e vestibulares, acreditamos que eles não têm sido frequentemente explorados em sala de aula. Por isso, pretendemos apresentar uma proposta de ensino com gênero infográfico web voltado ao alunado do Ensino Médio. Pautados em aportes teóricos como Bronckart (2006); Shepherd e Watters (1999); Marcuschi (2005), Pinheiro (2010), Dionísio (2011), Kato (1995), Solé (1998), Paiva (1998), entre outros, buscamos ampliar a capacidade leitora do aluno, letrando-o no gênero em questão, e preparando-o para atuar em diferentes esferas, assim como nos exames nacionais. Como medida, buscamos com esta proposta de ensino dar suporte ao trabalho docente.

Palavras-chave


Gênero Infográfico Web; Leitura; Multiletramentos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p65

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional