Teaching with luck: Uma proposta de ensino de língua inglesa baseada no conto Luck, de Mark Twain

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p183

Palavras-chave:

Ensino, Língua inglesa, Literatura, Sequência didática

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de ensino de língua inglesa que se utiliza do conto “Luck”, do autor norte-americano Mark Twain, com o intuito de demonstrar como uma obra literária original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada em turmas de ensino médio de uma escola pública regular, vinculando o ensino da língua estrangeira ao ensino da literatura de língua inglesa, de maneira dinâmica e diferenciada, mediada por diversificados recursos visuais e interativos. O recorte aqui apresentado pertence a uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola pública regular, as quais mostraram-se participativas e engajadas com as atividades propostas. Um questionário foi aplicado ao final da aplicação da proposta, por meio do qual foi possível averiguar as percepções positivas dos alunos quanto à prática. O trabalho escrito sobre o processo de desenvolvimento e de aplicação dessa proposta de ensino foi aportado em autores como Bezerra (2010), Bordini e Aguiar (1993), Gantier (1974), Polidório (2004), Roulet (1978), Smith (1967), dentre outros.  

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Biografia do Autor

Tatiane Cristina Becher, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda  Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Dhandara Capitani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

 

Marlene Neri Sabadin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

Referências

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Publicado

11-03-2019

Como Citar

BECHER, T. C.; CAPITANI, D.; SABADIN, M. N. Teaching with luck: Uma proposta de ensino de língua inglesa baseada no conto Luck, de Mark Twain. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 183–217, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/32487. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos