Multiletramentos e objetos de conhecimento do ENEM: um olhar sobre as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p27

Palavras-chave:

Multiletramentos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Objetos de conhecimento da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias

Resumo

Neste trabalho, faz-se uma aproximação entre os estudos dos multiletramentos e os objetos de conhecimento que constituem as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A base teórica está ancorada, principalmente, nos estudos dos multiletramentos em interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais – de Ensino Fundamental (1998) e de Ensino Médio (2000) – e a Matriz de Referência do ENEM (2012). O objetivo principal é analisar questões das provas aplicadas entre os anos de 2013 a 2016, com o intuito de compreender de que forma elas contemplam conhecimentos relacionados aos multiletramentos, mais especificamente, às múltiplas semioses e tecnologias envolvidas nos processos de interação, bem como à multiculturalidade inerente às formações sociais. Das questões encontradas abordando tais conhecimentos, foram selecionadas quatro para compor o corpus deste estudo. A análise aponta que esses conhecimentos vêm imbricados, de forma implícita, nos enunciados das questões, exigindo que o leitor tenha certa familiaridade com eles para que consiga interpretá-los corretamente. Também aponta para a necessidade de, cada vez mais, elaborarem-se atividades de ensino efetivamente voltadas aos multiletramentos, com vistas a contribuir para a formação de sujeitos que possam usar os conhecimentos adquiridos na escola para melhor interagir e resolver problemas no meio social.  

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Biografia do Autor

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP. Professora no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF-RS

Elisane Regina Cayser, Universidade de Passo Fundo-RS

Doutoranda em Letras, professora no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo-RS.

Luciane Maria do Amarante, Universidade de Passo Fundo-RS

Acadêmica do 8° nível do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo-RS.

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

CRESTANI, L. M.; CAYSER, E. R.; AMARANTE, L. M. do. Multiletramentos e objetos de conhecimento do ENEM: um olhar sobre as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 2, p. 27–49, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n2p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/30537. Acesso em: 20 abr. 2024.

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