A representação de Atores Sociais no discurso da revista Caros Amigos

Daniele de Oliveira

Resumo


O objetivo deste trabalho é verificar como se estabelece a construção da imagem dos Atores Sociais mídia corporativa, revista Caros Amigos e leitor da mesma no discurso da própria revista. Nosso intuito mais amplo é analisar o discurso veiculado pela denominada mídia alternativa (ou independente), considerando especialmente a construção da opinião expressa. Este trabalho parte dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1985) e Halliday; Matthiessen (2004), bem como do sistema sociossemântico desenvolvido por Van Leeuwen (2008 [1996]) a partir da LSF. Para alcançarmos nossos objetivos, analisamos em nossa tese de doutorado (XXXXXXXX, XXXX) a Representação dos Atores Sociais destacados em quinze editoriais e três artigos de opinião da revista Caros Amigos. Neste artigo, apresentaremos um panorama das Representações em todo o corpus, e também a análise específica de dois dos editoriais: “Caminhos” (mar. 2003) e “A linha de frente” (out. 2007). Observamos que uma das estratégias para expressar a opinião nesse discurso é a maneira como é materializada linguisticamente a Representação dos Atores Sociais, especialmente a mídia corporativa, o Ator Social mais frequente em nosso corpus. A mídia corporativa é representada principalmente por Categorizações, ou seja, referida como se se tratasse de uma única instituição homogênea. Além disso, ela é recorrentemente avaliada por meio de Representações que revelam uma crítica que aponta para a falta de ética jornalística.


Palavras-chave


Ator social; mídia alternativa; representação social

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p135

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional