Concepções de linguagem subjacentes à coleção português linguagens – ensino médio (1994-2013): um olhar sobre o tratamento dado aos gêneros discursivos

Silvio Profirio da Silva, Josete Marinho de Lucena

Resumo


Este trabalho tem como objetivo conhecer as concepções de linguagem subjacentes à Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013). Como objetivos específicos, pretendemos: (a) conhecer o tratamento dado aos gêneros discursivos (escritos e multimodais); (b) conhecer o tratamento dado aos eixos didáticos de ensino de língua. Para realização desses objetivos, recorremos aos subsídios da pesquisa documental, bem como da revisão de literatura. Os resultados demonstram que as duas versões da coleção são subsidiadas por concepções de linguagens distintas. Na primeira coleção, são notáveis os subsídios da concepção de linguagem como instrumento de comunicação. Na segunda, são notáveis os subsídios da concepção de linguagem como forma de interação. Isso fomenta a materialização de dois distintos tratamentos dados aos gêneros do discurso e aos eixos didáticos de ensino. 


Palavras-chave


Coleção Português Linguagens. Concepções de linguagem. Gêneros discursivos. Tratamento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p73

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Entretextos

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional