Abordagem sociolinguística em coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático

Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk, Álida Laryssa Espozettti de Assis, Taciane Marcelle Marques

Resumo


A heterogeneidade linguística é uma realidade que vem sendo amplamente estudada pela Sociolinguística. O conhecimento de sua importância conduziu alguns dos pesquisadores da área a repensar o ensino da língua portuguesa no Brasil, pois há muitos que consideram apenas a norma-padrão, desprestigiando outras variedades. Esse novo pensamento é relevante para a pedagogia da variação linguística, no entanto, ainda é possível encontrar tanto uma defasagem no ensino quanto a existência do preconceito linguístico, por isso torna-se imprescindível a abordagem da variação em sala de aula, como sugerem os documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa. Diante disso, este trabalho objetiva identificar nas obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático, de 2015, se há a menção da variação linguística e como ocorre esta abordagem nas atividades que envolvem o ensino de língua materna. Para tanto, selecionou-se duas coleções de livros didáticos, uma destinada aos anos finais do ensino fundamental – do 6° ao 9° ano – e a outra ao ensino médio – da 1a a 3a série. Como objetivos específicos, delimitam-se: (i) verificar se o Pnld apresenta a orientação da abordagem da variação linguística; (ii) identificar nos objetivos do ensino de língua portuguesa a abordagem da variação linguística em cada ciclo escolar, (iii) analisar as coleções tendo por base os estudos de Lima (2014). A análise demonstrou que já há livros que abordam de maneira adequada a temática da variação, porém ainda há um longo percurso a percorrer, pois a coleção destinada ao ensino médio ainda apresenta lacunas quanto a este assunto.

Palavras-chave


Sociolinguística; pedagogia da variação; manuais didáticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p29

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