Terminologia em contexto normativo relacionada com a entrada de estudantes na Universidade: uma pesquisa sobre a UNILA e a UNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p53

Palavras-chave:

Terminologia, Terminografia, Marco normativo universitário

Resumo

no presente artigo, é analisado, desde uma perspectiva terminológica, o léxico  do marco normativo universitário (MNU) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e da Universidad Nacional del Este (UNE), relacionado com a entrada de estudantes nessas instituições. Com base em Wüster, Gouadec, Cabré e Krieger & Finatto, a problemática é analisada desde dois pontos de vista: nacional- monolíngue e binacional-bilíngue. Foram estabelecidos dois corpora de documentos: um em português, composto por documentos do MNU da UNILA e outro em espanhol, por documentos da UNE; foram extraídos os termos e organizadas as fichas terminológicas; depois, foram estabelecidas as relações de equivalência entre conceitos de diferentes MNUs, para sua adequação da língua de partida à língua meta. Foram elaborados  uma base de dados terminológica e um glossário bilíngue, destinados a auxiliar na recepção e produção de textos especializados relacionados com âmbito universitário a discentes, docentes, Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), tradutores profissionais e intérpretes. É concluído que: a) os estudantes, quando chegam às instituições, possuem um conhecimento prévio da terminologia acadêmica que não resulta suficiente para entender com precisão os documentos do MNU; b) ambas universidades priviliegiam as línguas hegemônicas em seus MNUs, chamando a atenção o caso do Paraguai, país oficialmente bilíngue espanhol-guarani, pois o MNU da UNE está apenas escrito em espanhol; c) existe uma grande quantidade de siglas nos documentos do MNU que nem sempre vêm acompanhadas de seu significado explícito, dificultando a compreensão do leitor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fidel Pascua Vílchez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do quadro efetivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Isabel Mattos Schmidt, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Elisane Andressa Kaiser da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Acadêmica do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (LAMC) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Referências

CABRÉ, María Teresa. La terminología. Barcelona: Empúries, 1993.

GÓMEZ GONZÁLEZ-JOVER, Adelina. Terminografía, lenguajes profesionales y mediación interlingüística. Alicante: Universidad de Alicante, 2006.

GOUADEC, Daniel. Terminologie: constitution des données. Paris: Afnor, 1990. KRIEGER, Maria da Graça; FINATTO, Maria José Bocorny. Introdução à terminologia. São Paulo: Contexto, 2004.

REPÚBLICA DEL PARAGUAY. Constitución Nacional de 1992. Tribunal Superior de Justicia Electoral. Asunción, 1992. Disponible en: http://tsje.gov.py/constituciones.php. Acesso em: 12 maio 2017.

REPÚBLICA DEL PARAGUAY. Ñande Léi Guasu. Disponível em: https://servicios.sfp.gov.py/sfp/?node=download,1745,uc7564d47e,sor. Acesso em: 12 maio 2017.

REY, Alain. Essays on terminology. Tradução de Juan C. Sager. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1995.

RONDEAU, Guy. Introduction à la terminologie. Quebec: Gaëtan Morin, 1983.

UNILA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Estatuto. Foz do Iguaçu, 2012. Disponível em: http://www.unila.edu.br/sites/default/files/files/ESTATUTO%20UNILA%20de. Acesso em: 9 maio 2017.

UNILA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Plano de desenvolvimento institucional PDI (2013-2017). Foz do Iguaçu, 2013. Disponível em: http://www.unila.edu.br/sites/default/files/files/PDI%20UNILA%202013-2017.pdf. Acesso em: 9 out. 2017.

WÜSTER, Eugene. Introducción a la teoría general de la terminología y a la lexicografía terminológica. Barcelona: Institut Universitari de Lingüística Aplicada, 1998.

Downloads

Publicado

11-03-2019

Como Citar

PASCUA VÍLCHEZ, F.; MATTOS SCHMIDT, I.; KAISER DA SILVA, E. A. Terminologia em contexto normativo relacionada com a entrada de estudantes na Universidade: uma pesquisa sobre a UNILA e a UNE. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 53–72, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29634. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos