O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II

Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Lívia Cristina Virgolino da Silva

Resumo


Neste artigo, apoiando-nos na abordagem qualitativa de pesquisa, verificamos de que forma as orientações sobre o ensino presentes no Manual do Professor podem viabilizar a avaliação formativa da leitura. Para isso, inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, seguida da seleção de dois Manuais do Professor, de livros didáticos do 8º ano, utilizados em escolas públicas de Belém e aprovados no PNLD/2014. Depois, descrevemos os Manuais, observando as discussões teóricas e orientações metodológicas destinadas à leitura e à avaliação e, em seguida, analisamo-los, valendo-nos dos estudos desenvolvidos por Batista (2009) sobre livro didático, por Solé (1998) e Koch e Elias (2014) sobre leitura, por Allal (1986) e Hadji (2011) sobre avaliação formativa e por Condemarín e Medina (2005) e Beserra (2007) sobre avaliação da leitura. Após a reflexão dos Manuais, orientada pelas perguntas de pesquisa, observamos que estes trazem reflexões para o ensino de leitura, sob o viés do cognitivismo e do interacionismo. Em relação à avaliação, verificamos que se assume a concepção formativa de avaliação; no entanto, não são propostos instrumentos e critérios para o professor avaliar a leitura. Com base nos dados, argumentamos que as orientações sobre o ensino e a avaliação da leitura não são suficientes para o professor realizar um trabalho que favoreça o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.


Palavras-chave


Livro Didático; Manual do professor; Leitura; Avaliação formativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p123

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