PIBID/Letras-Inglês: o trabalho integrado com a escola e as propostas oficiais na UNESP/SJRP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p105

Palavras-chave:

PIBID, Conscientização, Gêneros textuais

Resumo

Os objetivos deste trabalho são: i) discutir o ambiente do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) como formador de profissionais críticos; ii) promover o uso de diários reflexivos como instrumento de conscientização e discussão dos bolsistas em formação; iii) evidenciar a reflexão apresentada pelos bolsistas; iv) apresentar uma sequência didática produzida por eles. Buscamos desenvolver um ambiente de produção conjunta de material didático (docentes orientadores, bolsistas ID e tutores) no intuito de reforçar a proposta de ensino de inglês constante nos Cadernos do Estado de São Paulo. Esse material é aplicado nas salas de aula do primeiro ano do EM pelos alunos bolsistas e, por meio de diários reflexivos, avaliado do ponto de vista da eficiência do material e do trabalho do professor. Os dados apontam que, além da necessidade de um conhecimento pedagógico geral, as estagiárias anseiam por um conhecimento de gerenciamento da sala, que extrapola a qualidade do material.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Aranha, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutorado em Letras Linguistica e Lingua Portuguesa Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Suzi Marques Spatti Cavalari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP. Professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de São José do Rio Preto,

Referências

BAILEY, Kathleen M.; OCHSNER, Robert. A methodological review of diary studies: windmill tilting or social science? In: BAILEY, Kathleen M.; LONG, Michael H.; PECK, Sabrina (Ed.). Second language acquisition studies (188-198). Boston: Heinle & Heinle: Newbury House, 1983.

BORGES, Letícia Fonseca. O desenvolvimento de capacidades de linguagem para a formação de leitores em língua inglesa: uma análise dos cadernos do ensino médio da rede pública de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996. (Letramento, Educação e Sociedade).

NÓVOA, Alberto. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo. São Paulo, 2014. (Caderno do Professor: LEM: Inglês: ensino médio: 1ª. Série, v. 2).

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

Downloads

Publicado

19-11-2017

Como Citar

ARANHA, S.; CAVALARI, S. M. S. PIBID/Letras-Inglês: o trabalho integrado com a escola e as propostas oficiais na UNESP/SJRP. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 105–121, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p105. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29021. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos