PIBID/Letras-Inglês: o trabalho integrado com a escola e as propostas oficiais na UNESP/SJRP

Solange Aranha, Suzi Marques Spatti Cavalari

Resumo


Os objetivos deste trabalho são: i) discutir o ambiente do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) como formador de profissionais críticos; ii) promover o uso de diários reflexivos como instrumento de conscientização e discussão dos bolsistas em formação; iii) evidenciar a reflexão apresentada pelos bolsistas; iv) apresentar uma sequência didática produzida por eles. Buscamos desenvolver um ambiente de produção conjunta de material didático (docentes orientadores, bolsistas ID e tutores) no intuito de reforçar a proposta de ensino de inglês constante nos Cadernos do Estado de São Paulo. Esse material é aplicado nas salas de aula do primeiro ano do EM pelos alunos bolsistas e, por meio de diários reflexivos, avaliado do ponto de vista da eficiência do material e do trabalho do professor. Os dados apontam que, além da necessidade de um conhecimento pedagógico geral, as estagiárias anseiam por um conhecimento de gerenciamento da sala, que extrapola a qualidade do material.


Palavras-chave


PIBID; conscientização, gêneros textuais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p105

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional