A heterogeneidade mostrada não marcada e os usos sociais da expressão "infância roubada"

Autores

  • Jaqueline Aparecida Nogueira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal de São João del Rei.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p303

Palavras-chave:

Dialogismo, Heterogeneidade, Imaginário sociodiscursivo.

Resumo

O presente estudo apresenta uma investigação sobre o uso da expressão "infância roubada" no livro Infância Roubada: Crianças Atingidas pela Ditadura Militar. Esse livro foi produzido no ano de 2014 pela Comissão da Verdade Rubens Paiva (CVRP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Fundamentamo-nos no conceito de interacionismo dialógico, no conceito de heterogeneidade(s) enunciativa(s) e no conceito de imaginário sociodiscursivo. Nesta pesquisa, tratamos apenas dos casos de heterogeneida­de mostrada não marcada. Primeiramente, examinamos o uso da expressão "infância roubada" no título do livro, e em seguida, relacionamos com outros usos similares no meio social. As investigações demonstraram que a infância foi retratada como um objeto determinado por padrões sociais específicos no material analisado. Ademais, o uso dessa expressão movimentou o discurso do igualitarismo, pertencente ao Imaginário da Soberania Popular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Nogueira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal de São João del Rei.

Mestre em letras pela Universidade Federal de São João del Rei; Graduanda na Universidade Federal de Lavras; Servidora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

19-11-2017

Como Citar

NOGUEIRA, J. A. A heterogeneidade mostrada não marcada e os usos sociais da expressão "infância roubada". Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 303–321, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p303. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/27831. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos