Construção de sentido do texto literário: uma análise semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p199

Palavras-chave:

Texto literário, Construção de sentido, Semiótica discursiva

Resumo

Este artigo, denominado “Construção de sentido do texto literário: uma análise semiótica”, insere-se na linha de pesquisa Leitura do texto literário: fundamentos semióticos, desenvolvida pelo autor em nível de pós-doutoramento em semiótica discursiva e tem por objetivo mostrar a construção do sentido de textos literários com fundamento na semiótica de linha francesa. A metodologia empregada é a desmontagem e a remontagem de dois textos, um poema e um conto, num processo em que se analisam os três níveis do percurso gerativo do sentido. São também feitas relações com outros textos da autora. No nível fundamental, analisam-se os valores que serão assumidos por um sujeito e, posteriormente, discursivizados. No nível intermediário, o das estruturas narrativas, analisa-se o percurso do sujeito, que assume as axiologias, tornando o virtual (as axiologias) em valores atualizados. No nível mais superficial e concreto, o das estruturas discursivas, investiga-se a transformação do sujeito narrativo em ator, numa passagem do sujeito atualizado para um sujeito realizado. Nesse nível, investigam-se ainda as isotopias figurativas, responsáveis pela assunção que mais claramente expõem as determinações ideológicas. Os resultados obtidos mostram que o sentido dos textos se dá por um percurso que vai da decomposição do todo em fragmentos, que é negada, para a afirmação da totalidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ernani Terra, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) - São Paulo

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUCSP). Pesquisador do Grupo de pesquisa Estudos de Linguagem para Ensino do Português (GELEP) na PUC-SP.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1988.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2003.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática: 2000.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2012.

GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

HUSSERL, Edmund. Lições para uma fenomenologia da consciência interna do tempo. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994.

PACHECO, Jessyca. Matéria derradeira. São Paulo: Córrego, 2015.

TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê, 2001.

Downloads

Publicado

25-11-2016

Como Citar

TERRA, E. Construção de sentido do texto literário: uma análise semiótica. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 199–220, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p199. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/24223. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos