Um estudo da função de operadores argumentativos usados no gênero editorial enquanto recursos na construção do discurso persuasivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p171

Palavras-chave:

Operadores argumentativos, Editorial de jornal, Argumentação

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar o uso de operadores argumentativos na construção de enunciados de editoriais, apresentando-os como correspondentes aos lugares da retórica clássica. Para tanto, objetivamos verificar de que forma eles podem funcionar enquanto recurso na construção do discurso persuasivo. O corpus que compõe esta pesquisa, de natureza qualitativa, compreende 03 editoriais extraídos de três jornais: Folha de S. Paulo, Estado de Minas e O Globo. Para a análise, tomamos como base os estudos de Koch (1984), ao abordar que pela linguagem, no processo de interação, procura-se a adesão do interlocutor, bem como na afirmação da autora de que há na língua mecanismos que podem ser usados na estruturação do texto para direcionar a argumentação. Usamos como base teórica os estudos de Perelman e Olbrecths-Tyteca (1999) que afirmam ser o discurso argumentativo escrito produzido com a finalidade de se obter a adesão de um interlocutor. As considerações feitas tendem a mostrar que o uso de operadores argumentativos pode tornar mais forte a argumentação dos editoriais de jornal, contribuindo para a persuasão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Míriam Silveira Parreira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes. Um estudo do uso de operadores argumentativos no gênero editorial de jornal. 2006. 223 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

DUCROT, Oswald. Provar e dizer: linguagem e lógica. Tradução de Maria Aparecida Barbosa, Maria de Fátima G. Moreira e Cidmar Teodoro País. São Paulo: Global Ed., 1981.

DUCROT, Oswald. Argumentação e topoi argumentativos. In: DUCROT, Oswald. História e sentido na linguagem. Campinas: Cortez, 1989.

ERBOLATO, Mário Lauro. Jornalismo especializado: emissão de textos no jornalismo impresso. São Paulo: Atlas, 1981.

GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes, 1995. KOCH, Ingedore Villaça . Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1984.

GUIMARÃES, Eduardo. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Texto e Linguagem).

LOPES, Valdir Luiz. A formação do professor de língua portuguesa e alguns aspectos retóricos de seu discurso. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: A nova retórica. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

PARREIRA, M. S. Um estudo da função de operadores argumentativos usados no gênero editorial enquanto recursos na construção do discurso persuasivo. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 171–203, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p171. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/21424. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos