A hibridização e os efeitos de sentido na propaganda

Autores

  • Cecília Contani Baraldo Universidade Estadual de Londrina
  • Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-9606-6869

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p206

Palavras-chave:

Hibridização, Persuasão, Publicidade

Resumo

A publicidade utiliza, explícita ou implicitamente, discursos variados que objetivam potencializar e racionalizar o consumo e, neste universo, a persuasão é elemento essencial a ser analisado, porque é considerada a finalidade elementar do gênero anúncio. Ela é construída na associação de recursos linguísticos e na exploração de representações legitimadas pela sociedade. Lara (2007) afirma ser a publicidade um dos domínios em que mais se verifica a presença de  textos híbridos que, buscando criar efeitos de sentido de inovação, surpresa, humor, transformam o anúncio publicitário em um outro gênero, recorrendo, sobretudo, à alteração da forma, já que a função primeira (por exemplo, a de convencer o outro a consumir um dado produto ou a utilizar um determinado serviço) tende a se manter – e ser reconhecida pelo enunciatário. Desse modo, este trabalho busca, por meio da propaganda, identificar como a hibridização contribuiu para a argumentatividade do texto.

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Biografia do Autor

Cecília Contani Baraldo, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. 

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

23-10-2014

Como Citar

BARALDO, C. C.; OLIVEIRA, L. C. G. de. A hibridização e os efeitos de sentido na propaganda. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 206–217, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p206. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/20102. Acesso em: 20 abr. 2024.

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