Uma análise multimodal do site “Portal do Professor”

Cláudia Gomes Silva Guimarães

Resumo


RESUMO: Considerando os sites da Internet como espaço híbrido, objetiva-se apresentar uma análise multimodal do site institucional Portal do Professor (MEC), discutindo a influência das escolhas do seu desenvolvedor para a construção de sentidos. Teoriza-se, na perspectiva dos multiletramentos, os conceitos de design, multimodalidade e hipermodalidade e sua relação com a cultura do desenvolvedor, utilizando as categorias para análise multimodal de sites (PAUWELS, 2012) e as de Lemke (2002): presentacionais, orientacionais e organizacionais. Para finalizar, sinaliza-se que, por meio das escolhas dos recursos do site, os administradores poderiam dar mais autonomia para o professor-usuário se apropriar e ressignificar conteúdos e textos para estabelecer maior interação e ampliar suas propostas pedagógicas.

PALAVRAS-CHAVE: Novos letramentos. Análise multimodal. Multi/hipermodalidade. Site institucional.


Palavras-chave


Análise Multimodal; Multiletramentos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional