Considerações sobre a cena enunciativa: a construção do ethos nos blogs

Autores

  • Palmira Virgínia Bahia Heine Universidade Federal da Bahia – UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p196

Palavras-chave:

Ethos, Blogs, Internet

Resumo

Este artigo pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos em blogs, na Internet, tendo como ponto de partida as conclusões obtidas na dissertação de mestrado intitulada “O ethos e a intimidade regulada: especificidades da construção do ethos no processo de revelação da intimidade em blogs na Internet”. Para isso, utilizam-se alguns pressupostos teóricos da Análise do Discurso, tendo como base a concepção de ethos postulada por Maingueneau (2005). Tomam-se também emprestadas algumas noções postuladas pela Retórica, uma vez que o conceito de ethos não pode estar totalmente desvinculado dos estudos retóricos. Objetiva-se, portanto estabelecer uma discussão acerca do modo como o ethos é construído num veículo público, (a Internet) dentro de um gênero discursivo de caráter intimista- o blog, observando suas especificidades e características.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Palmira Virgínia Bahia Heine, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia – UFBA

Referências

AMOSSY, Ruth. O ethos na análise do discurso de Dominique Maingueneau. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005a. p. 16-17.

AMOSSY, Ruth. Estereotipagem e construção de uma imagem de si. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005a. p. 125-127.

ARISTÓTELES. Retórica. Introdução de Manuel Alexandre Júnior. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa nacional-casa da moeda, 1998.

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à análise do discurso. São Paulo: Editora da Unicamp, 2004.

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Da língua ao discurso, do homogêneo ao heterogêneo. In: BRAIT, Beth (Org.). Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. São Paulo: Fapesp, 2001. p. 59-69.

CARVALHO, Rosa Meire. Diários Íntimos na Era Digital: Diários Públicos, Mundos Privados. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia, 2003. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-rosa-meire-diarios-publicos-mundos-privados.pdf.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Coordenação da tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

GREGOLIN, Maria do Rosário; BARONAS, Roberto. Análise do discurso: as materialidades do sentido (Orgs.). São Carlos: Claraluz, 2003.

KOMESU, Fabiana. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da Internet. 2005, 271p. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituo de de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

LAUSBERG, Heinrich. Elementos de Retórica literária. 3. ed. Tradução, prefácio e aditamentos de R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1967

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. Tradução de Adail Sobral. São paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2005a.

MAINGUENEAU, Dominique. Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Tradução de Freda Indursky. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

MAINGUENEAU, Dominique. Dominique. Ethos, cenografia e incorporação. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005b. p. 68-92.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

HEINE, P. V. B. Considerações sobre a cena enunciativa: a construção do ethos nos blogs. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 196–210, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p196. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18538. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos