Conceitos de sequência didática subjacentes a uma proposta de ensino de artigo de opinião pautada na prática de análise linguística

Autores

  • Larissa Gabrielle Lucena Gonsalves Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) https://orcid.org/0000-0002-5426-340X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p29

Palavras-chave:

Sequência didática, Modelização didática, Ensino de escrita

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar uma sequência didática (SD) desenvolvida para o ensino de produção textual do gênero artigo de opinião para alunos do Ensino Fundamental II (9° ano), que adotou a prática de análise linguística como perspectiva metodológica de ensino. Assim, as aulas tinham como foco principal a prática de análise linguística no desenvolvimento da progressão temática textual das produções dos alunos. Para tanto, além de atividades de reescrita do gênero artigo de opinião (tanto coletiva quanto individual), também foram desenvolvidas atividades que abordaram a temática dos textos, bem como o encadeamento textual através do uso dos operadores argumentativos. Observamos como a sequência foi executada, que concepção de SD subjaz à sequência analisada e se, de fato, esse modelo segue as prescrições teóricas sobre esse assunto, relacionando as noções de SD e modelização didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) com a sequência já desenvolvida e concretizada. Analisamos, dessa forma, se seguimos o modelo de SD de Genebra (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) e se houve adaptações, verificando se as atividades propostas pela SD favoreceram o ensino de um gênero argumentativo. Os resultados apontam mudanças em relação ao conceito tradicional de sequência didática apresentado pelo grupo de Genebra.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Gabrielle Lucena Gonsalves, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre em Linguagem e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora substituta da Universidade Estadual da Paraíba.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Pós-doutorado em Educação, no GECC FAE/UFMG, Doutorado em Educação, USP. Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Referências

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Por que cartas de leitor na sala de aula? In: DIONÍSIO, A. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 208-216.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise Linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

CUNHA, Myriam Crestian. A sequência didática: renovação e mesmice em práticas de ensino/aprendizagem do Português. In: MENDES, E.; CUNHA, J. C. (Org.). Práticas em sala de aula de línguas: diálogos necessários entre teoria(s) e ações situadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012. p. 119-148.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèlle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95–128.

GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 49-79.

GONSALVES, Larissa Gabrielle Lucena. Análise linguística: influência no ensino de escrita de alunos do ensino fundamental II. 2012. Monografia (Licenciatura em Letras) - UFCG, Campina Grande, 2012.

GONSALVES, Larissa Gabrielle Lucena; DUTRA, Camilla Maria Martins. Os processos de adjetivação na construção da dissertação argumentativa: uma experiência de ensino de Língua Materna com alunos do Ensino Médio. In: COLÓQUIO NACIONAL, 2012, Campina Graande. Suplementos: anais ... Campina Grande: EDUFCG, 2012. v. 1. p. 290-301.

LINO DE ARAÚJO, Denise. O que é (como se faz) sequência didática? Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, 2013.


MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clécio (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 199-226

ROJO, Roxane. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor? In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 313-335.

Downloads

Publicado

25-11-2016

Como Citar

GONSALVES, L. G. L.; ARAÚJO, D. L. de. Conceitos de sequência didática subjacentes a uma proposta de ensino de artigo de opinião pautada na prática de análise linguística. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 29–47, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/17651. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos