(Re)pensando o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p25

Palavras-chave:

Educação, Ensino-aprendizagem, Língua Estrangeira. Perspectivas.

Resumo

A educação cumpre uma função social. Assim, em limiar de um século pragmático, dinâmico, volátil, a escola, bem como a docência, passa a ter novas exigências sociais. Nesse aspecto, para que os sujeitos tenham um concreto engajamento no mundo social, faz-se necessário não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas na língua vernácula, todavia em uma língua estrangeira. Em vista disso, este trabalho concerniu ao esforço de investigação às principais contribuições de uma base epistemológica especializada a respeito das perspectivas do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Acerca da natureza metodológica do trabalho, a pesquisa foi exploratória quanto aos objetivos e de bibliografia em relação às fontes de informação, amparada pela técnica da documentação indireta, o principal procedimento de coleta de dados. Já com os dados, foram analisados qualitativamente numa perspectiva crítico-reflexiva, dos quais se obtiveram intrigantes implicações. Primeira, a relevância da aprendizagem, domínio, competência e empenho linguístico- -discursivos em uma língua estrangeira no limiar de uma era em que se intensificam as relações internacionais, o progresso tecno-científico, a globalização. Segunda, os fatores que (in)viabilizam o efetivo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Destarte, inferindo, existem lacunas e paradigmas educacionais. Por conseguinte, o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras está falho. Um dos primeiros passos à reversão deste panorama é compreender a língua como um fenômeno essencialmente oral, a heterogeneidade da discência, o protagonismo na aprendizagem. Enfim, ter a prática pedagógica consolidada na aplicabilidade, utilidade, significação real dos conteúdos e atividades para a aprendizagem discente, e, significativamente, no lúdico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademir Paulo Giraldello, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre em Estudos Linguísticos/Psicolinguística pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Professor de inglês da rede pública 

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professor dos Cursos de Licenciatura da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, 1998.

CANALE, Michael; SWAIN, Merrill. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, Oxford, v. 1, n. 1, p. 1-47, 1980.

CHOMSKY, Noam. Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge: The MIT Press, 1965.

DIAS, Reinildes. Língua Estrangeira: Ensinos Fundamental e Médio. 2005. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_068.pdf. Acesso em: 25 dez. 2015.

KRASHEN, Stephen. Second Language Acquisition and Second Language Learning. New York: Pergamon, 1981.

LUQUE, A.; VILLA, I. Aquisição da linguagem. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

OXFORD, Rebecca. Language learning strategies: what every teacher should know. Massachusetts: Heinle Publishers, 1990.

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 36, 2000. Disponível em: http://cedae.iel.unicamp.br/revista/index.php/tla/. Acesso em: 12 dez. 2015.

SCHÜTZ, Ricardo. O aprendizado de línguas. Rio de Janeiro, 2009. 35 diapositivos.

SCHÜTZ, Ricardo. O que é talento para línguas? 2004. Disponível em: http://www.english.sk.com.br/sk-talen.html. Acesso em: 28 nov. 2015.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

GIRALDELLO, A. P.; TEDESCO, A. L. (Re)pensando o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 25–42, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/17601. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos