Era uma vez na escola o conto de fadas: possibilidades e desafios na formação inicial de professores de língua portuguesa

Autores

  • Carine Maria Angst Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Francieli Heineck Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Francieli Matzenbacher Pinton Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0000-0001-6821-4927

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p55

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Ensino

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar criticamente uma oficina de leitura e produção textual ministrada em sala de aula para a sétima série de uma escola estadual do município de Cerro Largo (RS), que foi contemplada com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A oficina é referente ao gênero discursivo conto de fadas e nela foram estudados aspectos referentes à produção, circulação e consumo deste gênero. O conto de fadas a partir do qual se desenvolveram as atividades foi Chapeuzinho Vermelho, sendo que foram trabalhadas várias adaptações do conto, inclusive cinematográficas, com o objetivo de apresentá-lo sob diferentes pontos de vista.  Ao final desse estudo, foi apresentada uma proposta de produção textual sobre o gênero, na qual o conto deveria ser escrito sob o ponto de vista do lenhador ou da vovó. Foram analisados 22 contos em que, em sua segunda versão, a maioria dos alunos se adequou à proposta de produção textual e conseguiu se apropriar do gênero. Destes, doze utilizaram narrador personagem, sendo que quatro alunos escolheram escrever sua história sob o ponto de vista da vovó e oito sob o ponto de vista do lenhador. Os dez textos restantes utilizaram narrador observador, nos quais quatro focalizaram a vovó, três focalizaram o lenhador e três não atenderam à proposta de produção textual, pois o foco não era nem o lenhador e nem a vovó, mas sim a Chapeuzinho Vermelho

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carine Maria Angst, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)- Universidade Federal da Fronteira Sul.

Francieli Heineck, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)- Universidade Federal da Fronteira Sul.

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora Doutora em Letras; área de concentração: linguística aplicada. Orientadora do PIBID Letras - Universidade Federal da Fronteira Sul

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. Tradução de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo, 2006.

CORTEZ, Cinara Monteiro. Gêneros e PCNs: uma reflexão sobre os pressupostos teóricos e práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa. Escrita, Rio de Janeiro, n. 11, 2010. Disponível em: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_escrita.php?strSecao=input0. Acesso em: 06 maio 2013.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9.ed. São Paulo: Ática, 2006.

GONÇALVES, Carlos Alexandre. Foco e topicalização: delimitação e confronto de estruturas. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.7, n. 1, p. 31- 50, jan./jun. 1998. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2182/2121. Acesso em: 22 jul. 2013.

GONÇALVES, Laiza Karine. A leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil. 2009. 154 p. Tese (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

NASCIMENTO, Cecília Eller Rodrigues. O bilhete orientador da reescrita como mediador no desenvolvimento de práticas de linguagem. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 38, n. 2, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/. Acesso em: 21 ago. 2012.

PINTON, Francieli Matzenbacher. Análise crítica das reportagens didáticas sobre o ensino de produção textual publicadas na revista Nova Escola. 2012. 196 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. R

AMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011.

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textualinterativa. São Paulo: Contexto, 2010.

SALDANHA, Ramilson. As várias versões para narrar um fato do conto Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: http://www.slideshare.net/ramilson23/chapeuzinho-vermelho-7487024. Acesso em: 12 jun. 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Downloads

Publicado

30-01-2014

Como Citar

ANGST, C. M.; HEINECK, F.; PINTON, F. M. Era uma vez na escola o conto de fadas: possibilidades e desafios na formação inicial de professores de língua portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 55–69, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16537. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.