Os gêneros textuais no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola

José Rosamilton Lima

Resumo


Neste trabalho analisamos como osgêneros textuais são utilizados no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola do Ensino Médio e que implicações essaestrutura traz para o aluno. Para isso descrevemos a diversidade de gênerospresentes no referido livro e discutimos as implicações dessa organização. Usamoscomo referencial teórico a abordagem dos PCN (1998) e os estudos de AlmeidaFilho (2008), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), dentre outros. Constatamos queo Livro Didático analisado possui uma boa diversidade de gêneros, contendoambos os registros, formal e informal, sendo a maioria pertencente à modalidadeescrita da língua, mas com gêneros da oralidade e até da modalidade visual oumultimodal. Os textos apresentam-se em tamanho adequado e possuem linguagemsimples e acessível à faixa etária do aluno. Os temas presentes nos gênerosestão dentro de uma proposta comunicativa, trazem variedade e adequação e sãotextos recentes extraídos de suportes que estão inseridos no contexto social.Portanto, podemos dizer que o Livro Didático Síntesis é um manual relevante para aprendizagem do aluno poroferecer uma proposta por meio de textos com uma boa diversidade de gêneros,adequados aos alunos, de forma a possibilitar situações reais de comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem.Aluno. Gêneros textuais. Livro Didático Síntesis.Língua Espanhola.

Palavras-chave


Gênero textual

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

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