Letramento acadêmico: interpretação textual em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p100

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Leitura e interpretação textual, Texto argumentativo

Resumo

A maioria dos alunos ingressantes no nível de ensino superior encontra dificuldades relacionadas à interpretação textual. Dúvidas em relação à temática, ao ponto de vista que o autor assume e principalmente aos argumentos que o autor utiliza para defender seu ponto de vista são comuns quando se propõem tarefas com textos argumentativos. Nesse sentido, tomando como base propostas de Paula Carlino (2009) para o ensino da leitura e da escrita no nível superior (letramento acadêmico), e tendo como aporte teórico-metodológico a semiótica greimasiana, neste artigo procede-se à análise de um texto de opinião no intuito de fornecer subsídios metodológicos que auxiliem alunos recém-chegados à graduação no trabalho com essa modalidade textual. Diferença entre opinião e argumento, formas de argumentação, e organização semântica dos textos são questões discutidas a partir do texto em análise.

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Biografia do Autor

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF) Faculdade Anhanguera de Passo Fundo

Doutora em Letras pela UPM-SP. Professora na Faculdade Anhanguera de Passo Fundo. 

Clínio Jorge de Souza, Facudade Anhanguera de Sorocaba- SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade Anhanguera de Sorocaba-SP.

Cristiane Piementel Neder, Faculdade Anhanguera de São José- SC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora nos programas de graduação Faculdade Anhanguera de São José - SC.

Jaeder Fernandes Cunha, Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto- SP

Doutorado Direto em História Econômica pela Universidade de São Paulo, USP.

Referências

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Publicado

23-10-2014

Como Citar

CRESTANI, L. M.; SOUZA, C. J. de; NEDER, C. P.; CUNHA, J. F. Letramento acadêmico: interpretação textual em questão. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 100–118, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p100. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15569. Acesso em: 28 mar. 2024.

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