Chevrolet e público feminino: a hibridização na propaganda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p171

Palavras-chave:

Hibridização, Argumentatividade, Propaganda

Resumo

Este trabalho realiza um estudo a respeito da hibridização encontrada quando o gênero propaganda é revestido no gênero reportagem. Confirmando o caráter persuasivo-ideológico da propaganda, verificamos, nesta linguagem, um vasto campo de estudo para a argumentação, primordialmente, quando identificamos a apropriação de um gênero, com sua linguagem específica, suas características, seus arranjos, em outro. O procedimento metodológico incorpora guias de macro e microanálise enunciadas por Bonini (2003) ao estudo da argumentatividade expressa pelas palavras, com a qual se veicula a ideologia, responsável pela propagação de valores aceitos por determinada comunidade. Dessa forma, comprovamos a afirmação do linguista francês Oswald Ducrot, segundo a qual a argumentatividade está inscrita na própria língua, dependendo, sobretudo, do texto utilizado pelo produtor e com qual finalidade ele o utiliza, ao priorizar a interação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em língua portuguesa: para os cursos de jornalismo, propaganda e letras. São Paulo: Atlas, 2000.

BAKHTIN, Mikhail Volochinov. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2003.

BAUMGÄRTNER, Carmem Terezinha; COSTA-HÜBES, Terezinha da. Revisitando alguns conceitos teóricos. In: BAUMGÄRTNER, Carmem Teresinha; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. (Org.). Seqüência didática: uma proposta de ensino da Língua Portuguesa para as séries iniciais. Cascavel: Assoeste, 2007. Caderno 2.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 205- 231, jul./dez. 2003.

CHERUBIM, Sebastião. Dicionário de figuras de linguagem. São Paulo: Pioneira, 1989.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DUCROT, Osvaldo. Provar e dizer: linguagem e lógica. Trad. Maria Aparecida Barbosa, Maria de Fátima Gonçalves Moreira e Cidmar Teodoro Pais. São Paulo, Global Universitária, 1981.

DUCROT, Osvaldo. Argumentação e ‘topoi’ argumentativos. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). História e sentido na linguagem. Trad. Eduardo Guimarães Campinas, SP: Pontes, 1989.

FLORES, Valdir do Nascimento; BARBISAN, Leci Borges; FINATTO, Maria José Bocorny; TEIXEIRA, Marlene (Org.). Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

LARA, Gláucia Muniz Proença. Transgressão de gêneros em textos de publicidade e propaganda no Brasil. Stockholm review of latin american studies, n. 2, nov. 2007.

MARTINS, Eduardo (Org.). Manual de redação e estilo: O Estado de S. Paulo. 3. ed. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio.Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MÜLLER, Jürgen E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Roma Editora: FALE/UFMG, 2012.

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

OLIVEIRA, L. C. G. de. Chevrolet e público feminino: a hibridização na propaganda. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 171–191, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p171. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15174. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.