Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio

Denise Aparecida Calegari, Alba Maria Perfeito

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de leitura de um texto multimodal, no caso, um infográfico, com alunos do 1º. ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Londrina. O objetivo é apresentar a metodologia utilizada para a realização da atividade e mobilizar elementos que envolvam mecanismos de produção e recepção desse tipo de texto. Como as demandas atuais exigem leitores cada vez mais capacitados, a escola deve cumprir seu papel de formadora de leitores críticos, engajados, levando a eles não apenas textos verbais, como ocorre tradicionalmente, mas textos multimodais recorrentes na sociedade. Isso é imprescindível para que se aprimorem como leitores e, consequentemente, entendam, critiquem, questionem, enfim modifiquem o contexto social. A atividade foi elaborada sob a ótica da Linguística Aplicada.

Palavras-chave


ensino de Língua Portuguesa; texto multimodal; Linguística Aplicada; infografia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional