A universidade e os desafios da formação docente em uma era de supercomplexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p87

Palavras-chave:

Educação, formação de professores, Novos paradigmas

Resumo

Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por consequência, a formação de professores. A busca pela qualidade de um ensino voltado para a construção da cidadania e para uma educação firmada no aprender a conhecer e no aprender a fazer, exige necessariamente, repensar a formação inicial de professores. Nessa formação inicial de professores os pressupostos de um paradigma emergente surgem como um desafio ao qual a Universidade deve estar atenta a fim de atender as exigências dessa nova era da Educação. A educação, de maneira geral, passa por um período de transição marcado por profundas mudanças e a formação inicial de professores, oferecida pela Universidade, deve acompanhar essa transição a fim de preparar futuros profissionais com uma identidade reflexiva a qual dê ênfase à produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Rosemeire Granada Costa, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína, UFT

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada. Professora  da Universidade Federal do Tocantins

Valéria da Silva Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Literários. Professora  da Universidade Federal do Tocantins

Maria José Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em educação.  Professora  da Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

30-01-2014

Como Citar

COSTA, R. G.; SANTOS, J. S. dos; MEDEIROS, V. da S.; PINHO, M. J. A universidade e os desafios da formação docente em uma era de supercomplexidade. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 87–107, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14616. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos