Representações do papel social docente em textos acadêmicos de professores em formação: um estudo baseado em corpora

Autores

  • Carla Callegaro Corrêa Kader Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-7778-2931
  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p36

Palavras-chave:

Representação, Professor em formação inicial, Teoria Holística da Atividade

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as representações sobre o profissional professor em textos acadêmicos de Letras, produzidos por professores em formação inicial. Para tanto, baseou-se em autores como Richter (2006, 2008, 2011), Guareschi e Jovchelovitch (1995), Ticks (2005), Grigoleto (2005), Celani e Magalhães (2002), entre outros. Os pressupostos teóricos, desse estudo, apresentam conceitos de representação social e focalizam a presença da modalidade deôntica nos textos dos professores em formação inicial à luz dos recursos metodológicos da Linguística de Corpus. Inicialmente, formou-se um banco de dados com 381 arquivos de textos acadêmicos de Letras (trabalhos finais de graduação e monografias de especialização lato sensu), selecionou-se o nódulo professor acompanhado dos verbos deônticos dever e poder. Em seguida, aplicaram-se os recursos computacionais do programa WordSmith Tools 6.0 para formação da wordlist e das concord lines. A partir das linhas de concordância, selecionaram-se os excertos que seriam analisados. Os resultados apontaram para um discurso normatizador, voltado para a práxis docente, além de demonstrar um profissional em busca de estratégias didáticas adequadas aos conceitos adquiridos na universidade que possibilitem a aquisição, a aprendizagem e o conhecimento linguístico para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de seus alunos.

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Biografia do Autor

Carla Callegaro Corrêa Kader, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Maria-RS. 

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Publicado

03-09-2013

Como Citar

KADER, C. C. C.; RICHTER, M. G. Representações do papel social docente em textos acadêmicos de professores em formação: um estudo baseado em corpora. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 36–52, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14369. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos