Referencialidade polifônica e ensino de literatura: uma introdução

Autores

  • João Bôsco Cabral dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Diana Pereira Coelho de Mesquita Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-0548-2494

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p11

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Análise do Discurso

Resumo

O artigo ora proposto objetiva problematizar as concepções de sujeito e sentido e instaurar uma reflexão sobre como o conhecimento e a compreensão do conceito de referencialidade polifônica, proposto por Santos (2012), a partir de uma extensão teórica do pensamento de Mikhail Bakhtin a respeito da noção de Polifonia, pode tornar-se um instrumento para se pensar questões relativas ao ensino de Literatura. Para fundamentar nossas reflexões, recorreremos ao documento “Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” (2008) para que o mesmo sirva de subsídio para sustentar as questões que apontamos e mostrar que as mesmas se constituem como uma preocupação comum no meio educacional.

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Biografia do Autor

João Bôsco Cabral dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor  na Universidade Federal de Uberlândia.

Diana Pereira Coelho de Mesquita, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás, campus Catalão.

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Publicado

03-09-2013

Como Citar

SANTOS, J. B. C. dos; MESQUITA, D. P. C. de. Referencialidade polifônica e ensino de literatura: uma introdução. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 11–35, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14300. Acesso em: 18 abr. 2024.

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