Os relatos míticos indígenas: um instrumento para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p113

Palavras-chave:

Interacionismo sócio-discursivo, Gêneros textuais, Relato mítico indígena

Resumo

Tomando como pressuposto teórico o Interacionismo Sócio-Discursivo, o presentetrabalho tem o objetivo de caracterizar, lingüística e discursivamente, o gênero “relato míticoindígena” para servir de subsídio ao trabalho do professor em sala de aula no processo ensinoaprendizagemde língua portuguesa. O ensino de gêneros deve se basear na observaçãoda relação entre texto e contexto considerando-os como atividades culturais mediadas pelalinguagem numa situação dada. A metodologia de análise do gênero baseia-se no procedimentometodológico proposto por Bronckart que é a análise da infra-estrutura textual, dos mecanismosde textualização e dos mecanismos enunciativos do gênero relato mítico indígena. O trabalhocom o gênero, além de ser uma forma de preservação de parte da cultura brasileira se constituicomo um trabalho interdisciplinar, como sugerem os PCNs.

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Biografia do Autor

Elisabete Aparecida Alves Soares, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda na Universidade Estadual de Londrina

Referências

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Publicado

01-01-2006

Como Citar

SOARES, E. A. A. Os relatos míticos indígenas: um instrumento para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 113–122, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14094. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos