A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica

Autores

  • Keity Cassiana Seco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p86

Palavras-chave:

Semiótica, Sincréticos, Verbal, Sonoro musical

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar, por meio da teoria semiótica greimasiana, o percursogerativo de sentido do Jingle Lula-lá, utilizado durante as campanhas eleitorais do presidenteLula. Esse estilo musical faz parte do gênero canção, o qual contempla os textos sincréticosmusicais compostos pelos planos de expressão verbal e sonoro musical. A concepção semióticaconstitui-se de três níveis: Fundamental, Narrativo e Discursivo, os quais são distintos, masinter-relacionados entre si. Realiza-se, posteriormente, uma comparação intersemiótica entre osresultados obtidos através da investigação dos conteúdos significativos presentes nessas duaslinguagens. É verificada, dessa forma, a intertextualidade e o nível argumentativo existente emambas. Procura-se, portanto, comprovar que diferentes estilos unificados reforçam as estratégiasde manipulação, e isso torna o texto sincrético altamente persuasivo.

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Biografia do Autor

Keity Cassiana Seco, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

01-01-2006

Como Citar

SECO, K. C. A reconstituição dos sentidos do jingle político por meio da semiótica. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 86–105, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p86. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14092. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos