Uma experiência de mediação na leitura de proposta curricular

Autores

  • Camila Almeida Pinheiro da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p49

Palavras-chave:

Proposta curricular, Leitura mediada, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, baseada em princípios da pesquisa-ação, teve por objetivo ainvestigação de conhecimentos necessários à apreensão das orientações teórico-metodológicasda Proposta Curricular de Santa Catarina, editada em 1998, no que se refere ao ensino da leiturae da escrita. Foi desenvolvida com uma professora de escola pública da rede estadual de ensinoem Florianópolis/SC, durante o semestre letivo de agosto a novembro de 2005. Foram realizadasentrevistas, observações em sala de aula e encontros de estudo e reflexão com a professorapesquisada. Dentre as teorias que serviram de aporte ao desenvolvimento desta investigação,destacam-se a abordagem sócio-histórica, de Vygotsky (1991), e a teoria da enunciação, deBakhtin (1981). A experiência de mediação na leitura da referida proposta curricular demonstrouque processos de interlocução freqüentes e de forma mais direta, em que o professor possarefletir sobre sua prática, de forma solidária, à medida que vai interagindo com os documentosde referência, têm efeitos mais imediatos na prática pedagógica de sala de aula, propiciandoa apreensão daqueles conhecimentos necessários aos processos de mudança. Mais do queaprender e apreender conteúdos a pesquisa, embora com limites, apontou para a importânciade um processo de formação em que as expectativas, anseios, dúvidas e questionamentosdo professor sejam o ponto de partida para o avanço do conhecimento nos processoseducacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Almeida Pinheiro da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

ANDRÉ, M. E. D.; LUDKE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia de Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

CARVALHO, V.; NACARATO, A. M.; VARINI, A. O cotidiano do trabalho docente: palco, bastidores e trabalho invisível...abrindo as cortinas. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (org.). Cartografias do trabalho docente: professor (a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. p. 73-104.

COSTA, C. A. P.; PELANDRÉ, N. L. Metodologias de referência no ensino da língua portuguesa: práticas de leitura e produção textual. Relatório apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

DELA JUSTINA, E. W. N. A Leitura da Proposta Curricular de Santa Catarina: investigando os níveis de letramento. 2003. Dissertação (Mestre em Lingüística) – Programa de Pós-graduação em Lingüística, Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 2003

FREIRE, P. Novos tempos, Velhos Problemas. In: SERBINO, R. V. (org). Formação de Professores. SP: Fundação Editora da UNESP, 1998. p. 41-47.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

PEREIRA, J. E. D.; ZEICHNER, K. M. A Pesquisa na Formação e no Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

12-01-2013

Como Citar

COSTA, C. A. P. da. Uma experiência de mediação na leitura de proposta curricular. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 49–54, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p49. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14087. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos