A construção de sequências didáticas para o ensino da língua materna: uma proposta de intervenção didática mediada pelo gênero “crônica humorística”

Eliana Merlin Deganutti Barros, Vanessa Severino Bardini

Resumo


Este artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas no projeto XXXX, coordenado pela Profª. Drª. XXX, e norteadas pelos estudos do Grupo de Genebra, conhecidos como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), cujos pesquisadores mais conhecidos, aqui no Brasil, são J. Paul Bronckart, J. Dolz e B. Schneuwly. Após a construção de um modelo teórico-didático da “crônica humorística”, cujo objetivo foi depreender as dimensões ensináveis do gênero, foi elaborada uma sequência didática voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é justamente apresentar o processo de elaboração da sequência didática, a partir de dois focos analíticos: a) as capacidades de linguagem mobilizadas nas atividades e tarefas das oficinas; b) a articulação entre os quatro eixos do ensino da língua materna: leitura, escrita, oralidade e análise linguística.


Palavras-chave


Sequência Didática. Gêneros textuais. Crônica Humorística.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

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