Análise dos recursos argumentativos de uma propaganda da Natura Ekos

Autores

  • Paula Tatiana Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p113

Palavras-chave:

Argumentação, Ecopropaganda, Natura Ekos

Resumo

Neste trabalho, analisamos os recursos semântico-argumentativos  e o comprometimento socioambiental da empresa Natura em um texto publicitário impresso, da Natura Ekos.  Com base na Semântica Argumentativa, desenvolvida por Oswald Ducrot, para o qual a argumentação está na língua, destacamos os seguintes recursos: personificação, adjetivação, operador argumentativo, elemento dêitico, modalizador, intensificador e argumento por autoridade. Esses elementos corroboram para chamar a atenção do público-alvo e levá-lo não só à aquisição do produto anunciado, mas também a aderir aos valores transmitidos pelo locutor do anúncio. Além disso, o texto verbal, em conjunto com o texto não verbal, mostra-se persuasivo por meio da imagem que representa as comunidades tradicionais beneficiadas pelas iniciativas socioambientais da Natura. Por meio deste estudo, pretendemos contribuir com a formação de leitores mais críticos e também com as pesquisas que analisam o discurso e os efeitos de sentido que se estabelecem nos anúncios publicitários.

 

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Biografia do Autor

Paula Tatiana Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Estudos da Linguagem, Estudo do texto/discurso.

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Publicado

02-04-2013

Como Citar

SILVA, P. T. Análise dos recursos argumentativos de uma propaganda da Natura Ekos. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 2, p. 113–132, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n2p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/13344. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos