A linguística textual no ensino da língua estrangeira: construindo sentidos e desenvolvendo competências sociais

Klondy Lúcia de Oliveira Agra

Resumo


Este estudo procede de pesquisa ação em sala de aula, com o objetivo principal de aplicar instrumentos adquiridos através da Lingüística Textual (LT) no processo ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira (LE). Após a aplicação da LT como instrumento de trabalho em sala de aula, os resultados obtidos comprovaram as hipóteses levantadas e a conclusão apontou à grande mudança ocorrida nesse processo ao ter o texto como objeto central. Ou seja, priorizar, nas aulas de LE, as atividades de leitura e produção de textos conduziram o aluno à reflexão sobre o funcionamento da Língua nas diversas situações de interação verbal, induzindo-o a utilização de todos os recursos que a Língua oferece à concretização de suas propostas, com sentido e adequação dos textos a cada situação.

Palavras-chave


Língua Estrangeira. Textos. Sentido.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

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