A linguagem como expressão do agir no ambiente de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p66

Palavras-chave:

Representações, Trabalho, ISD.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma ampla pesquisa, na perspectiva do ISD – Interacionismo sócio-discursivo, em que se analisam representações de um vendedor quando em espaços institucionais do trabalho, especificamente no que se refere a sua interação com clientes, observando-se o papel da linguagem como instrumento da expressão dos diversos processos que constituem o agir no contexto de trabalho. Tomando por base a teoria proposta por Jean-Paul Bronckart e aquilo que foi apreendido durante as discussões favorecidas pela disciplina “Gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de línguas”, por meio da análise da transcrição das conversas, pudemos concluir, entre outros, que as representações deste profissional sobre o efeito que espera alcançar sobre seus clientes refletem o agir coletivo, em detrimento da constituição de suas representações individuais.


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Biografia do Autor

Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL

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Publicado

31-10-2012

Como Citar

OLIVEIRA, E. V. de M. A linguagem como expressão do agir no ambiente de trabalho. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 1, p. 66–94, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n1p66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/11270. Acesso em: 28 mar. 2024.

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