Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Entretextos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista ENTRETEXTOS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Londrina. Destina-se a pesquisadores cujos trabalhos, inéditos, se enquadrem nas temáticas relacionadas às duas áreas de concentração do Programa:

1. Linguagem e Significação:

a) Análise e descrição linguística

b) Estudos do texto/discurso

2. Linguagem e Educação

a) Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Outras Linguagens;

b) Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

 

Para submeter seu trabalho, verifique se ele contempla as supracitadas linhas de pesquisa, bem como se atende às Instruções e Normas para Publicação, apresentadas abaixo.

 

Não há data estipulada para envio de trabalhos: a submissão tem fluxo contínuo.

 

Autores com titulação ABAIXO DE MESTRE poderão publicar textos apenas em coautoria com DOUTORES.

 

INSTRUÇÕES E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E RESENHAS

 

As RESENHAS poderão ter o mínimo de 2 (duas) e o máximo de 3 (três) páginas, contendo a descrição e a avaliação crítica de obras (livros, teses, dissertações e monografias) publicadas recentemente (no prazo de um ano).

 

Os ARTIGOS podem ser publicados em português, inglês, francês ou espanhol. Os trechos citados devem ser traduzidos para a língua em que o trabalho estiver escrito. A extensão do texto deve ficar entre 4.000 e 10.000 palavras. Serão admitidos no máximo 4 (quatro) autores por artigo, sendo que cada autor poderá publicar até 2 (dois) trabalhos em cada número da revista.

 

 

A formatação para os trabalhos deve obedecer às seguintes orientações:

·Observar as regras da nova ortografia da língua portuguesa;

·PROGRAMA: Microsoft Word for Windows

·FONTE: Tahoma

·TAMANHO: 12

·MARGENS:3 cm;

·TÍTULO: centralizado, apenas a primeira letra do título em caixa alta, sem negrito, fonte 18 (colocar o título em inglês, abaixo do título em português, na fonte 16);

·SUBTÍTULOS: em negrito, com apenas a primeira letra de cada palavra em caixa alta, alinhado à esquerda, sem numeração;

·RESUMO: a palavra RESUMO deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos. Na mesma linha, iniciar o texto do RESUMO (que deve ser formatado com espaçamento simples, fonte 11, alinhamento justificado, e conter de 100 a 250 palavras), abordando o objetivo do trabalho, o referencial teórico, a metodologia, o corpus de investigação e resultados/conclusões;

·PALAVRAS-CHAVE: a expressão PALAVRAS-CHAVE deve vir caixa alta, negrito, seguida de dois pontos. Utilizar entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto;

·RESUMEN: a palavra RESUMEN deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação do RESUMO);

·PALABRAS CLAVE: a expressão PALABRAS CLAVE deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE);

·ABSTRACT: a palavra ABSTRACT deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação do RESUMO);

·KEYWORDS: a expressão KEYWORDS deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE);

·CORPO DO TEXTO: com alinhamento justificado.

·PARÁGRAFOS: os adentramentos de parágrafo devem ser de 1,25cm (no Word: formatação de parágrafo> especial> primeira linha);

·ESPAÇAMENTO: espaço 1,5 (entrelinhas);

·CHAMADAS: autor-data - ABNT;

·CITAÇÕES: até 3 linhas, a citação deverá ficar no corpo do texto entre aspas; citação com mais de 3 linhas deve ser retirada do corpo do texto e formatada em bloco: espaçamento simples, separada do corpo do texto por um enter (um antes e um depois da citação), fonte 10, sem itálico e semadentramento de parágrafo, com recuo na margem esquerda de 4cm;

·GRÁFICOS, TABELAS E QUADROS, IMAGENS, ILUSTRAÇÕES: devem aparecer no corpo do texto, com legenda contendo numeração e título; legenda centralizada, fonte Tahoma 10.

·PALAVRAS ESTRANGEIRAS: deverão ser grafadas em itálico.

·DESTAQUES NO TEXTO: em itálico (não usar negrito ou sublinhado).

·NOTAS: as notas deverão ser numeradas a partir do número 1 (um) e inseridas no fim da página em que aparecem no artigo.

·TRANSCRIÇÃO FONÉTICA: fontes do IPA (localizadas no site http://www.sil.org/computing/fonts/);

·REFERÊNCIAS: título Referências (negrito e apenas a primeira letra maiúscula); a formatação da lista deve seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002 e NBR 10520/2002; o destaque dos títulos deve ser em itálicoos nomes dos autores citados nas referências devem ser escritos por extenso, não devendo haver, portanto, abreviações nas iniciais maiúsculas.

Maiores informações sobre as normas da ABNT consultar o site da Biblioteca Central da UEL.

 

Observação: NOME DO AUTOR: o nome do autor, na versão final do trabalho que será publicado, deve vir completo, sem abreviação, centralizado, com apenas a primeira letra de cada nome ou sobrenome em caixa alta; deve-se também abrir uma nota de rodapé, indicada por asterisco, e colocar uma minibiografia acadêmica do(s) autor(es), contendo, inclusive, o endereço eletrônico. Com a submissão do artigo pela plataforma SEER, o nome e dados do autor são informados durante a submissão. O artigo deve ser encaminhado SEM as informações autorais, essas devem ser inseridas apenas na versão final, caso o artigo seja aceito para publicação.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word for Windows;
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está com espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12 pontos (Tahoma); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, dessa forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. O artigo passou por revisão final de ordem textual, gramatical e ortográfica e o artigo está escrito de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa.

 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Entretextos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Entretextos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.