Foco e Escopo

A Revista ENTRETEXTOS é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A comissão editorial objetiva a consolidação de um espaço coerente e sólido para a disseminação de conhecimento sistematizado, por intermédio de trabalhos inéditos, sob a forma de artigos, resenhas e entrevistas, que sejam elaborados por pesquisadores das áreas de Linguagem e Significação e Linguagem e Educação:

1. Linguagem e Significação

a) Análise e descrição linguística

b) Estudos do texto/discurso

2. Linguagem e Educação

a) Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Outras Linguagens;

b) Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

Os originais devem ser apresentados em português, inglês, francês ou espanhol.

Os artigos devem trazer contribuição relevante para o conhecimento científico na área de Estudos da Linguagem, conforme parecer dos Conselheiros e/ou Assessores da revista. As resenhas têm por objetivo a divulgação e apreciação crítica de livros publicados recentemente em nossa área.

Os trabalhos serão avaliados em duas etapas:

1) Pela Comissão Editorial. O trabalho poderá ser desclassificado se:

a) estiver fora das normas da revista;

b) voltar-se a temáticas inadequadas às áreas de concentração do Programa;

c) tratar-se apenas de uma revisão da literatura sem problematização ou posicionamento crítico;

d) apresentar-se com problemas sérios de coerência e/ou coesão, além de formatação.

2) Pelos conselheiros da revista (ou pareceristas ad hoc). Dois pareceres contrários desclassificam o trabalho e, em havendo discordância, consulta-se um terceiro parecerista.

O envio do trabalho implica, automaticamente, a concessão dos direitos autorais a ele referentes. Os artigos presentes na Revista Entretextos são publicados mediante a autorização expressa de seus autores, sobre os quais recaem as respectivas responsabilidades legais relativas às informações neles articuladas.

Antes da submissão de trabalho, favor ler atentamente as diretrizes para autores. Disponíveis em:

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, mediante cadastro como autor:

OS ARTIGOS DEVEM SER INÉDITOS E/OU NÃO PODEM ESTAR EM AVALIAÇÃO EM OUTRO PERIÓDICO.

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista tem um conselho editorial formado por pesquisadores doutores de diversas Universidades públicas do país, com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Linguagem e Significação e Linguagem e Ensino. No processo de avaliação por pares, esses conselheiros assumem o papel de pareceristas, com poder de veto na decisão editorial. Cada artigo recebido pela revista passa por dois conselheiros, num processo de avaliação cega por pares, e caso haja dois pareceres negativos, o artigo é recusado, um parecer negativo e outro positivo, o artigo é encaminhado para um terceiro conselheiro.

A revista tem publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Histórico da revista

A Revista Entretextos inicia suas atividades no ano de 2000 (v.1), na modalidade impressa e com periodicidade anual. A partir de 2006 passa a ser exclusivamente digital. No ano de 2010, é incorporada ao Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) da UEL e passa a ser semestral.

Obs.: As edições anteriores a 2010 estão, aos poucos, sendo transferidas para a plaforma SEER.