Interesses e personalidade: Diferenças entre série e sexo de jovens do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p184

Palavras-chave:

orientação profissional, interesse profissional, personalidade

Resumo

A escolha da profissão ainda se apresenta como um desafio nos variados momentos da vida e, por isso, tem sido objeto de investigação para pesquisadores da área. Nesse estudo analisaram-se as diferenças de interesses e personalidade em função do sexo e da série em 122 estudantes do Ensino Médio de uma escola particular do interior paulista. A idade dos sujeitos variou de 14 a 17 anos, sendo 44,3% do sexo masculino. Os resultados apontaram preferência masculina pela dimensão Ciências Exatas e feminina pelas dimensões Artes e Comunicação, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Com relação à personalidade, as mulheres se destacaram nas características voltadas para sentimentos de compaixão, ternura e amor, enquanto os homens nas características de persuasão, sedução, comando e independência. Concluiu-se que a área de orientação profissional precisa dispor cada vez mais de conhecimento teórico e prático no contexto social, político e econômico.

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Biografia do Autor

Silvia Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo, SP.

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Doutora em Psicologia, Profissão e Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Godoy, S., & Noronha, A. P. P. (2010). Interesses e personalidade: Diferenças entre série e sexo de jovens do ensino médio. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 184–201. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p184

Edição

Seção

Artigos Originais