Compreensão de leitura de professores: Implicações para práticas docentes

Adriana Benevides Soares, Tereza Cristina Coutinho Corrêa Teixeira, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

Resumo


Uma questão de interesse aos educadores diz respeito ao processo de compreensão de texto, habilidade fundamental para o progresso nos anos mais avançados de escolarização, e seu efeito nas práticas docentes. Esse é um estudo descritivo que explora essa questão. Utilizou-se um instrumento de compreensão de texto composto de perguntas sobre quatro níveis estruturais do texto e as práticas docentes foram descritas com base numa escala composta de quatro subescalas envolvendo: práticas cognitivas com enfoque lingüístico, aspectos cognitivos, afetivos e motores, formação continuada.  Os resultados de 53 docentes mostraram uma leve tendência dos docentes a priorizar práticas cognitivas independente do seu nível de compreensão do texto.

Palavras-chave


compreensão de textos; práticas docentes; leitura

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p172

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Estud. Interdiscip. Psicol.
E-mail: revistaeip@uel.br
E-ISSN: 2236-6407
DOI: 10.5433/2236-6407 

 


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