Evidência de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida - TEADI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p141

Palavras-chave:

atenção, psicometria, evidências de validade, avaliação psicológica

Resumo

O objetivo do estudo foi buscar evidências de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida (TEADI) por meio da correlação com os Testes de Atenção Dividida e Sustentada (AD e AS). Participaram da pesquisa 105 estudantes universitários de uma instituição particular do estado de Sergipe, com idade variando de 18 a 53 anos (M=24,95, DP=6,62), sendo 41,9% do sexo masculino. Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, com duração aproximada de 30 minutos. Os resultados evidenciaram correlações de magnitudes moderadas e altas entre o TEADI e as medidas do AD, e baixas e nulas entre o TEADI e as medidas do AS. Esses dados eram esperados, uma vez que o TEADI e o AD se propõem a avaliar o mesmo tipo de atenção, enquanto o AS sugere avaliar um tipo diferente, qual seja, a atenção sustentada.

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Biografia do Autor

Fabián Javier Marín Rueda, Universidade São Francisco - USF

Doutorado em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco - USF.  Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco/Itatiba.

Nelimar Ribeiro de Castro, Universidade São Francisco - USF

Doutorado em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Rueda, F. J. M., & Castro, N. R. de. (2010). Evidência de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida - TEADI. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 141–158. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p141

Edição

Seção

Artigos Originais