Evidência de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida - TEADI

Fabián Javier Marín Rueda, Nelimar Ribeiro de Castro

Resumo


O objetivo do estudo foi buscar evidências de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida (TEADI) por meio da correlação com os Testes de Atenção Dividida e Sustentada (AD e AS). Participaram da pesquisa 105 estudantes universitários de uma instituição particular do estado de Sergipe, com idade variando de 18 a 53 anos (M=24,95, DP=6,62), sendo 41,9% do sexo masculino. Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, com duração aproximada de 30 minutos. Os resultados evidenciaram correlações de magnitudes moderadas e altas entre o TEADI e as medidas do AD, e baixas e nulas entre o TEADI e as medidas do AS. Esses dados eram esperados, uma vez que o TEADI e o AD se propõem a avaliar o mesmo tipo de atenção, enquanto o AS sugere avaliar um tipo diferente, qual seja, a atenção sustentada.

Palavras-chave


atenção; psicometria; evidências de validade; avaliação psicológica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p141

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Estud. Interdiscip. Psicol.
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E-ISSN: 2236-6407
DOI: 10.5433/2236-6407 

 


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