Relato de uma entrevista de devolução com a criança no psicodiagnóstico

Autores

  • Rebecca de Magalhães Monteiro Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p129

Palavras-chave:

psicodiagnóstico, entrevista de devolução, avaliação psicológica

Resumo

O presente trabalho traz o relato de um psicodiagnóstico realizado na clínica de psicologia de uma universidade particular de Belo Horizonte. O enfoque dado neste artigo foi na entrevista de devolução com a criança, considerada parte intrínseca do processo de psicodiagnóstico. Foram participantes dessa avaliação uma criança de sete anos acompanhada de seus pais. Após a integração dos dados coletados, por meio de testes e técnicas psicológicas, assim como entrevistas com os pais do paciente, foi elaborada uma entrevista de devolução lúdica e interativa para a criança. Nessa etapa solicitou-se à criança que contasse o final de uma história criada especialmente para contextualizar a experiência vivida por ela no processo de psicodiagnóstico. Constatou-se, com o relato da criança, que essa etapa é muito importante no processo psicodiganóstico, pois pode proporcionar a elaboração de conflitos e busca de possibilidades para enfrentar os desafios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rebecca de Magalhães Monteiro, Universidade São Francisco

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco

Referências

Almeida, N. V. (2004). A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo. Revista de Psicologia da Vetor, 5(1), 34-39.

Carrasco, L. K., & Potter, J. R. (2005). Psicodiagnóstico: recurso de compreensão. In M. M. K., Macedo & L. K., Carrasco, Contextos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana, (pp. 181-191). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Cunha, J. A., (2002). Psicodiagnóstico-V. Porto Alegre: Artmed.

Ocampo, M. L. S., Arzeno, M. E. G., & Piccolo, E. G. (2001). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes

Downloads

Publicado

2011-05-09

Como Citar

Monteiro, R. de M. (2011). Relato de uma entrevista de devolução com a criança no psicodiagnóstico. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(1), 129–135. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p129

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional