Pesquisas com estudantes do ensino superior: Algumas características a partir de periódicos nacionais

Autores

  • Soely Aparecida Jorge Polydoro Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-4823-3228
  • Fernanda Andrade de Freitas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p26

Palavras-chave:

estudante universitário, ensino superior, pesquisa documental

Resumo

Esse estudo objetivou levantar características das pesquisas desenvolvidas com os estudantes de ensino superior a partir de periódicos nacionais tendo como foco a Psicologia e a Educação. Para isso, 334 artigos publicados em dois periódicos foram consultados. Dentre eles, 35 foram selecionados, pois indicavam, no resumo e/ou título, o foco no estudante. As categorias analisadas foram: ano de publicação, autoria, referências utilizadas, tipos de pesquisas, e as características dos participantes. Identificou-se que as pesquisas foram, majoritariamente, de natureza descritiva e quantitativa, com autoria múltipla e feminina. Os pesquisadores utilizaram com mais frequência, os artigos como fonte dos estudos. Os estudantes do curso de Psicologia foram os mais estudados, havendo presença de alunos tradicionais e os não-tradicionais na amostra. Esses dados, embora não representativos da literatura nacional, oferecem um panorama que permite discutir algumas tendências e/ou lacunas acerca das variáveis estudadas.

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Biografia do Autor

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Fernanda Andrade de Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp,

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Publicado

2011-05-09

Como Citar

Polydoro, S. A. J., & Freitas, F. A. de. (2011). Pesquisas com estudantes do ensino superior: Algumas características a partir de periódicos nacionais. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(1), 26–39. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p26

Edição

Seção

Artigos Originais