Tecendo vias de superação dos danos gerados pelo transtorno mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p03

Palavras-chave:

teoria da subjetividade, mulheres, educação, psicologia

Resumo

O artigo visa identificar o movimento da subjetividade no processo de superação dos danos gerados pelo transtorno mental no processo de participação de uma oficina terapêutica. A subjetividade consiste em um sistema complexo de produção simbólico-emocional diante de situações vividas pelos indivíduos, associando dialeticamente as dimensões individual e social, os quais permitem a produção de sentidos subjetivos. Para tal, foi realizado um estudo de caso de uma mulher que participou por 10 semanas de uma oficina terapêutica de bordado no Centro de Atenção Psicossocial. As inter(invenções) construídas junto com a participante foram promovendo condições para a elaboração de novos sentidos subjetivos das situações que geraram danos na sua vida, as quais foram constitutivas da sua subjetividade. Essas mudanças foram identificadas na qualidade das suas relações familiares e nas relações de trabalho, logo contribuíram para o fortalecimento da qualidade de sua vida.

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Biografia do Autor

Priscila Maria Marcheti, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Assistente do Instituto Integrado de Saúde/INISA - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande – MS.

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Brasília. Professora Titular do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande - MS.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Marcheti, P. M., & Anache, A. A. (2020). Tecendo vias de superação dos danos gerados pelo transtorno mental. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(1), 03–25. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p03

Edição

Seção

Artigos do Conselho Editorial