Avaliação psicológica de crianças nas varas da infância e juventude: composição de possibilidades em organograma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p257

Palavras-chave:

avaliação psicológica, criança, Vara da Infância e Juventude

Resumo

Este artigo objetiva fornecer um orientador gráfico para as práticas avaliativas desenvolvidas no contexto das Varas da Infância e Juventude, em especial aquelas realizadas com o público infantil, a partir do relato de uma experiência de estágio curricular supervisionado em avaliação psicológica. A metodologia de trabalho utilizada no estágio apresentou muitos déficits, representados na constante falta de recursos humanos, técnicos, materiais e na desconsideração das particularidades que envolvem a avaliação psicológica das crianças. Diante da carência de referencial teórico e instrumental para embasar a prática avaliativa com sujeitos em desenvolvimento foi construída uma proposta de organograma apoiada no contato direto com esta demanda e na consulta à literatura disponível, capaz de ilustrar e servir como orientadora na eleição de instrumentos que podem compor a avaliação infantil nas Varas da Infância de Juventude. Diante dos desafios e potencialidades identificadas, espera-se contribuir para o avanço e aperfeiçoamento da avaliação psicológica com crianças.

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Biografia do Autor

Jênnyfer Cristina Almeida de Freitas, Universidade Federal do Acre

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Acre Professora do magistério superior da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. 

Maria Liliane Gomes dos Santos, Universidade Federal do Acre

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Professora do magistério superior da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. 

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Freitas, J. C. A. de, & Santos, M. L. G. dos. (2020). Avaliação psicológica de crianças nas varas da infância e juventude: composição de possibilidades em organograma. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(1), 257–271. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p257

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional