O brincar na relação parento-filial: um recurso de integração da filiação adotiva

Autores

  • Rebeca Nonato Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9465-1570
  • Renata Mello Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Terezinha Féres-Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp141

Palavras-chave:

Adoção, Parentalidade, Filiação, Brincar, Fenômenos transicionais

Resumo

O trabalho discute o brincar como elemento significativo no processo de constituição da filiação adotiva, na perspectiva de pais e mães adotivos. Pensou-se a presença dos fenômenos transicionais, vividos nos jogos e nas brincadeiras entre pais e filhos, como recurso psíquico para a integração da identidade paradoxal da família adotiva. Este estudo faz parte de uma ampla pesquisa qualitativa sobre parentalidade e filiação adotivas, na qual realizamos entrevistas semiestruturadas, com 14 mães e 10 pais adotivos. Os dados obtidos foram analisados pelo método de análise de conteúdo de Bardin no modelo categorial. Observou-se que brincar foi valorizado pelos pais como indicador da boa qualidade relacional com os filhos. Os participantes expressam que, por meio das brincadeiras, eles e seus filhos compartilharam conteúdos internos, desenvolvendo uma intimidade e criando espaço para experimentarem juntos dilemas em torno do paradoxo da filiação adotiva e do enigma sobre as origens.

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Biografia do Autor

Rebeca Nonato Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicológica Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Renata Mello, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio.

Terezinha Féres-Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP, com Pós-doutorado em Psicoterapia de Família e Casal pela Universidade Paris-Descarte. Professora titular do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-01-11

Como Citar

Machado, R. N., Mello, R., & Féres-Carneiro, T. (2020). O brincar na relação parento-filial: um recurso de integração da filiação adotiva. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(3supl), 141–156. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp141

Edição

Seção

Artigos Originais