O terapeuta suficientemente narrativo na clínica psicanalítica infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p71

Palavras-chave:

Clínica psicanalítica infantil, Brincar, Narrar

Resumo

A escrita dessa pesquisa movimenta quatro questões teóricas importantes no âmbito da clínica Psicanalítica: a infância, brincar e narrar. Buscar-se-á ao longo desse percurso tecer relações entre elas a fim de que seja possível refletir sobre o lugar e a função do psicólogo na clínica psicanalítica infantil partindo da noção de narração, a partir de um referencial teórico psicanalítico de abordagem winnicottiana. A pesquisa foi realizada com três profissionais da área, que são autores importantes dentro do cenário da clínica psicanalítica infantil e, que vem se ocupando atualmente, de reflexões acerca da função narrativa do psicoterapeuta. A coleta de dados deu-se a partir de um questionário estruturado e os dados foram interpretados pelo método de análise de conteúdo. A partir da pesquisa foi possível pensar em algumas especificidades da clínica psicanalítica infantil como o papel do brincar e o espaço dos pais no processo psicoterápico além problematizar a noção de narração no setting levando em consideração as especificidades desta clínica.

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Biografia do Autor

Débora Trombini Comis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santiago (URI)

Camila Baldicera Biazus, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorado em Linguística pela UFSM.  Professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Ana Cristina Antunes Rezende, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Acadêmica de Psicologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santiago. 

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Trombini Comis, D., Biazus, C. B., & Rezende, A. C. A. (2020). O terapeuta suficientemente narrativo na clínica psicanalítica infantil. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(1), 71–97. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p71

Edição

Seção

Artigos Originais