Estudo normativo do R-1: Teste Não Verbal de Inteligência para uma região da Bahia-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp38

Palavras-chave:

Teste de Inteligência Não Verbal, Padronização do teste, Psicologia do Trânsito

Resumo

O R-1: Teste Não Verbal de Inteligência é um instrumento que foi construído com base no Teste de Matrizes Progressivas de Raven de acordo aos pressupostos teóricos da análise fatorial de Spearman, teoria bifatorial. O presente artigo objetivou apresentar normas para o R-1 para uma amostra de motoristas e candidatos a Carteira Nacional de Habilitação de uma região do sudoeste da Bahia - Brasil. A amostra foi composta de 1507 adultos, de ambos os sexos e três níveis de escolaridade, que realizaram avaliação psicológica em uma clínica credenciada ao DETRAN-BA. Para determinar a influência do sexo e da escolaridade foram realizados testes estatísticos, que indicaram diferenças significativas nas pontuações em função dessas variáveis. Os resultados apontaram a necessidade de estabelecer normas por sexo e por nível de escolaridade para a população estudada. Tais estudos contribuem para o avanço nas pesquisas em avaliação psicológica no contexto do trânsito.

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Biografia do Autor

Marlene Alves Silva, Unigrad - Pós-Graduação e Extensão Orient Consultoria em Psicologia Ltda.

Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco - Campus Itatiba - São Paulo.

Irai Cristina Boccato Alves, LITEP - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora do  Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-10-07

Como Citar

Silva, M. A., & Alves, I. C. . B. (2018). Estudo normativo do R-1: Teste Não Verbal de Inteligência para uma região da Bahia-Brasil. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3supl), 38–53. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp38

Edição

Seção

Artigos Originais