Acidentes de trabalho com crianças e adolescentes: dados conhecidos ou dados ocultados?

Autores

  • Lorraine Lacerda Leite Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriela Fernandes Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Pereira Alberto Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2515-9571

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p174

Palavras-chave:

trabalho infantil, acidentes de trabalho, políticas públicas, saúde.

Resumo

Trabalho precoce é um problema de saúde pública, pois expõe crianças e adolescentes a riscos, lesões e deformidades físicas, afetando seu desenvolvimento. Este estudo teve o objetivo de caracterizar acidentes de trabalho que envolvem crianças e adolescentes do município de João Pessoa. Utilizou-se análise descritiva das informações de 62 fichas. Verificou-se que a maioria dos acidentes ocorreu com meninos (95,7%), idade de 16 a 18 anos (77,4%), exercendo atividades no setor de comércio e serviços (46,4%), causados por contato com objetos cortantes (37,1%), provocando ferimentos (27,4%) e contusões (22,6%) nos membros superiores (56,5%). Constatou-se que as fichas são preenchidas de forma inadequada, com respostas em branco, não especificado ou ignorado. Concluiu-se que o monitoramento dos agravos e prejuízos à saúde provocados por acidentes de trabalho com crianças e adolescentes constitui uma forma de contribuir com ações nos diversos níveis da rede pública de saúde, voltadas para erradicação do trabalho precoce.

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Biografia do Autor

Lorraine Lacerda Leite, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba

Gabriela Fernandes Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba

Maria de Fátima Pereira Alberto, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Leite, L. L., Rocha, G. F., & Alberto, M. de F. P. (2019). Acidentes de trabalho com crianças e adolescentes: dados conhecidos ou dados ocultados?. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(2), 174–191. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p174

Edição

Seção

Artigos Originais